Tutorial: Vamos fazer viés?

Eu quero deixar esse blog repleto de aprendizagem e quem quiser fazer costuraterapia vem comigo...
Hoje vamos falar de viés, mas o que é viés?
É uma tira de pano cortado obliquamente, quero dizer: enviesado, ou melhor na diagonal. 
As tiras no tecido quando cortadas em diagonal tem uma elasticidade por causa da posição em que foi cortado
Vamos iniciar?

Corte um quadrado... 
Notem na foto que eu vinquei com ferro de um lado e do outro:


Dobrei....


Dobrei e ficou assim:


Agora na lateral em que ficou fechada mede 3cm e corte, 
você pode usar o cortador circular ou 
riscar com um lápis e cortar com a tesoura


E as próximas tiras cortar com 6 cm


Ficará assim, notem a primeira que estava dobrada:


Para consertar a ponta da primeira posicione o ângulo de 45º na borda do tecido,
assim:


E corte...


Ficará assim...


Vamos agora unir as tiras, como eu fi?
Dobrei a pontinha de uma...


Posicionei sobre a outra, notem que elas estão retas, 
Uma na vertical e a outra na horizontal
Frente com frente


Posicionei a régua


Para não errar fiz um risco com lápis


Costurei sobre o risco


Como mostra a próxima foto 
deixei 1cm e cortei o excesso


Ficou assim...Lindo!!!


Abri e passei a ferro, esta prontinho nossa tira, 
fazer isso em todas as outras.


Por enquanto eu não tenho aqueles aparelhos para fazer o viés, 
então como faço para costurar...

Dobro ao meio, passo a ferro


Dobro as bordas até o centro


E dobro novamente, prontinho uma tira de viés linda para ser aplicada.


Existe também viés prontos, eu uso os dois tipos depende do trabalho que estou fazendo.

Gostaram meninas??? 

Bons e criativos trabalhos

Bjins

Um comentário

  1. Olá Erika!!! Adorei seu tutorial para fazer um viés, super bem explicadinho! Parabéns!!! Beijos e tenha uma linda semana!!!

    ResponderExcluir

Amei sua visitinha...

Volte sempre, deixe seu link para eu retribuir...

Bjocas
Erika

Topo