De olho: na medida certa!!

Vamos a mais uma das minhas experiências com o curso de
corte e a costura!!!!

Hoje vamos falar de medida. O Material mais que necessário para medir é a fita métrica. A minha eu decorei!!!


Quando estou criando e cortando e costurando a minha não sai do pescoço, peguei o jeitinho da minha professora...

Sua função:
  • Tirar medidas do corpo;
  • Auxilia na confecção de moldes;
  • Fazer medições dos detalhes durante a costura.
Sei que há algumas que de uma lado é centímetro e outro polegada, mas somente via a que tem centímetros dos dois lados.

Para a execução de um bom molde, esse processo é muito importante, pelo ao menos para mim que estou ingressando nesse universo fantástico, pois cada centímetro faz a diferença.
Já que, a confecção de peças de vestuário utilizando medidas individuais são muito procuradas.


Imagem de: Só a Rigor - Aqui

As principais medidas, falo da minha experiência nesse início do curso de corte e costura, são:

  • Cintura;
  • Busto ou tórax;
  • Quadril;
  • Ombro;
  • Altura da frente;
  • Largura das costas;
  • Contorno dos braços;
  • Pescoço;
  • Altura do busto;
  • Gancho
Não tem segredo para tirar as medidas, basta envolver com a fita métrica onde pretende obter as medidas.

Geralmente para tirar medida do comprimento do braço, basta dobrá-lo.

Para a medida do gancho preferencialmente marque a cintura, sente -se com a coluna ereta e mede a distância entre a cintura e o assento da cadeira.

Em minhas pesquisas encontrei o blog da Fernanda e da Flaviana- AQUI e copiei essa tabelas delas.


Imprimi e estou aproveitando com minhas clientes.
Fica muito mais organizado e é sem duvida um ponto de partida para quem esta iniciando.
Nela tem todas as medidas que precisamos para fazer as peças.

Dica tire as medidas sem receio e deixe a margem de costura para o molde, ok!!!

Gostaram lindas!!!

Bjins

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, 
porque Deus é por mim. Salmos 56:9

34 comentários

  1. nossa que post legal, eu tinha duvidas de como tirar medidas
    adorei
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitinha Lia!!!

      Que bom que gostou!!!

      BJins

      Excluir
  2. Mas uma artista em nosso meio,parabéns amiga!
    Admiro pessoas como vc que tem afinidade com agulhas,sendo de costura,de crochê ou tricó.
    Amo vê e ler sobre,mas a única afinidade entre mim e esses trabalhos são comprar.Jamais pude me vê com uma trana no pescoço,mas parabenizo vc e desejo que vc continues firme no curso e muito em breve venha aqui nos mostrar seu certificado de costureira.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada....

    Muito feliz com a tua visitinha!!!
    E em breve meu certificado...iupi!!!

    Bjins Flor

    ResponderExcluir

  4. Eu acho que saber costurar é um dom, já trabalhei com costura por um tempo e achei bem legal você postar sobre medidas!! Ótimas dicas! Beijos Érica

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Érika dicas preciosas suas, pra roupa ficar perfeita tirar a medida certa é essencial, Érika beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal o post ❤❤
    Eu gostaria de saber mais sobre esse assunto, é sempre bom .. Belas dicas :)
    www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. as dicas são belissimas.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post e adorei as dicas sobre as medidas, to precisando de um curso de costura pois sou péssima em costura hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica o tamanho certo da roupa é mega importante

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI DO POSTE,ESSA DICA É MUITO BOA,PRINCIPALMENTE PARA QUEM NÃO SABER TIRAR MEDIDAS,AMEI O POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  11. mais do que do post, gostei de saber que ainda existem costureiras - e pelo que parece - de mão cheia... como é bom saber que a profissão ainda é respeitada!! Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas eu sou muito desajeitada para essas coisas quem tira as minhas medidas é a minha sogra .rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Que post explicativo eu gostei viu, sua fita e um charme.Bjs

    ResponderExcluir
  14. sempre fico na dúvida de como tirar medidas, compro muito pela net e isso vai facilitar bastante

    ResponderExcluir
  15. nossa adorei a postagem me ajudou muito

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei isso , post ficou bem completo

    ResponderExcluir
  17. Gostei das dicas, nunca entendia como vocês (mulheres) não se enrolavam nessas fitas (risos), mas agora estou sabendo que são de dicas como as sua que elas tem essas perfomaces

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  18. fita métrica aqui em casa não falta, mesmo pq estou sempre de olho nas minhas medidas rs
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  19. Que legal Érika, eu também tive de aprender a tirar medidas, só que um pouquinho diferente porque é para massoterapia.
    Teu post ficou incrível, parabéns!

    Bjos Minda!

    ResponderExcluir
  20. Que legal.
    minha tia já falecida era costureira.
    E é uma obra de arte costurar!
    Eu acho lindo!
    Parabéns pelas dicas!
    bjks

    ResponderExcluir
  21. Eu tentei aprender a costurar, mas não tenho talento nenhum! rs Hoje uso a fita pra medir os cm eliminados pós gravidez! Amei o post!
    bj

    Kika Magalhães
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/
    https://instagram.com/kikamagalhaesblog/

    ResponderExcluir
  22. Post muito util, pq muita gente nao sabe tirar as medidas, se enrola todo rs eu aprendi as mais importantes por causa das compras na internet que as vezes preciso. Mas algumas ai eu nao sabia tipo altura do busto e gancho. Salvando esse post para consultas futuras rs bjo

    Blog: Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  23. Ai que máximo amiga, super adorei o post. Vou tirar as minhas agora mesmo!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  24. Gostei erika, amei seu post, e ja aprendi a tirar medidas bjs

    ResponderExcluir
  25. Oie mto legal nem fazia ideia como medir rs beijos

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post!
    Não sabia disso tudo, e ainda mais amo costura *.*

    ResponderExcluir
  27. Não sou costureira, mas sei que a fita métrica é uma grande alidada na hora da costura
    muito legal as dicas de medida
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Perfeita suas dicas, amei!

    Fik Esperta

    ResponderExcluir
  29. MInha vó era costureira, as vezes ia passar a tarde com ela , fica o tempo todo me medindo..kk levava tanto grito porque perdia as fitas..kkk

    ResponderExcluir
  30. Amei seu poster é bem isso mesmo. Foi telepatia rsrsrs, pois estou fazendo minhas medidas para costurar uma roupa para mim na minha maquina nova rsrsr. ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡ Fan Page do Blog✡✡<a

    ResponderExcluir
  31. Sou louca para fazer um curso de corte e costura, amei o post beijos!

    ResponderExcluir

Amei sua visitinha...

Volte sempre, deixe seu link para eu retribuir...

Bjocas
Erika

Topo