19.8.15

Matelassê

Amo assuntos de costuras. Me avivam sempre!!

Quando iniciei meus trabalhos com patchwork só fazia o quiting reto. 
Uma vez fiz uma bolsa e desenvolvi uma régua para fazer em formato de ondas...rsrrss...



Quantas recordações boas!!!
Mas o que realmente é o Quilt??

O Quilt é o sanduíche topo, manta ou enchimento e o forro.

E o quilting?

É acolchoar! É o ato de bordar à mão ou à máquina unindo duas ou mais camadas e há dois tipo:

O Quilting livre, onde usa- se formas abstratas para unir as camadas e,

O Quilting reto 

Outra técnica para unir o quilt é o Matelassê que apresenta padrões em linhas retas ou não, unindo as camadas em vários sentidos.

Desenhei em meu caderninho milimetrado alguns motivos para vocês verem:


Diagonal



Diamante 

Quadriculado 

Reto 

Zig Zag 

Entre linhas ou no vale 


Já fiz um trabalho e mostrei aqui no blog com o motivo: Diamante


Puro Charme!!!

Uma dica de costureira, sempre iniciar seu quilt do meio para as extremidades. 
Cortar a manta um pouco maior.
Para o quilting reto ou matelassê é bom utilizar uma régua e um lápis ou giz de alfaiate para marcar o tecido. Ou com ajuda de um carbono e uma carretilha . Já observei muitas meninas usarem também fita crepe.
Vai ressaltar que o giz de alfaiate é facilmente removidos com escova ou à ferro, os traços à lápis convém fazer um teste em amostra.
Outra maneira é utilizar tecidos com formas geométricas com motivos que desejam criar.
Outro blog que falou sobre matelassê foi o Super Ziper e também as meninas deixam um link com  padrões super bacanas.


Bons e criativos trabalhos... 

16 comentários:

  1. É tão bom acompanhar a evolução do seu trabalho, e mais gostoso ainda é fazer aquilo que gostamos né?! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!
    Super beijo - www.uaiquecharme.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paula!!!

    Amei a visita.... Com certeza fazer o que amamos é ótimo!!!

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Oi Érika,
    Estou aprendendo a costurar, mas ainda não dá para patchwork. Quando eu crescer, quero ser igual a vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Betty,
      Que linda!!! Quanto carinho... obrigada

      Se precisar de dicas, estamos aí...
      Bjins e ótimas costurinhas

      Excluir
  4. Gente, eu sempre ouvi isso de Matelassê e só agora com a tua explicação que eu consegui entender o que é kkkk.

    Valeu por explicar sua linda !

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Anna!!!
    Você é uma linda!!!

    Bjins no core

    ResponderExcluir
  6. Não entendo praticamente nada de costura, mas acho muito legal!! sempre tive vontade de aprender um pouco e vou poder ir aprendendo com seu blog né?
    Beijos

    http://blogdababs.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!!
      Obrigada Barbara...

      Venha fazer Costuraterapia comigo!!!!

      Bjins Flor!!!

      Excluir
  7. Olha que legal, não sabia que isso era quilt, rsrs. Vivendo e aprendendo.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Anete....

      Obrigada pela visitinha!!!!

      Excluir
  8. menina acho lindo essas coisas mais sou zero na agulha haha
    bjos e obrigada pela visita no meu cantinho
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço seu retorno!!!
      Mostra que você é atenciosa....

      Bjins Flor e volte sempre

      Excluir
  9. Meninaa eu sou louca pra costurar, mas eu a máquina de costura não nos damos muito bem! hahahah
    È muito lindo esse trabalho de patch e quilt juntos! Fico babando aqui!
    Parabéns os seus estão lindos!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Linda!!!

    Volte sempre...

    Bjins

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo quem tem esse talento. Eu já fiz curso de costura, tenho máquina e mal faço o básico. Fico na produção de looks mesmo.
    Lindo seu blog.

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Alice!!!!

      Amo costurar... vou conferir seus looks moça..

      Bjins e seja bem vinda!!!

      Excluir

Amei sua visitinha...

Volte sempre, deixe seu link para eu retribuir...

Bjocas
Erika