16.7.15

Primeiros passos com a Elgin

Meu retorno para a costura, deu-se com a chegada dessa máquina em minha casa.



Revirei a internet, mas não encontrei nada que fala sobre essa máquina. 
E olhem que não foi pouco não!!!
 Nenhum manual e se alguém já falou de uma dessas, me conta!! Por favor....
  • Elgin, com a escrita verde...
Ela tem sua estrutura interna de ferro. A parte superior e os botões são de plástico.
Ela é reta e zig zag.

Os tamanhos dos pontos vão do cheio até 4mm.

A imagem a baixo mostra a posição da agulha para costura:
Esquerdo, central e direiro, bem facil de saber

E os pontos:

0 é o reto
1 a 5 é a largura do zig zag.


Quanto à costura? 
Costurar se aprende costurando! Pois, você erra bastante, mas aprende muito com seus erros! 

Já desfiz muita costura por ai...rsrs


Passos de aprendizado com a Elgin:

1-      Colocar a agulhar da maneira correta;


Já parei na Autorizada, e a moça, que é uma delicadeza, 
olhou para mim e me chamou pertinho da máquina.

 – Olha a agulha esta ao contrário! É assim que coloca!
A bendita da agulha tem um encaixe, então tudo fez sentido: agulhas  quebradas, agulhas tortas, embolar a linha, travar a máquina no meio da costura... Todos esses probleminhas foram resolvidos com o simples saber como colocar a agulhar corretamente.

2-      Saber passar a linha;
Quantas vezes eu tentei costurar, mas a linha arrebentava no meio do caminho, duas vezes, não! Acho que mil... 
E eu ficava olhando para ela, como se ela fosse me responder, mas nada. E a moça, aquela da autorizada mais uma vez em ação.
Vamos ver:

Cada máquina tem uma maneira especifica, muitas já vem com indicações de como passar a linha em seu corpo, mas a Elgin, não. 

É bem simples:
Primeiro: na aste acima. 

Segundo: Na guia frontal para a linha para não escapar.


Terceiro: Na rodinha de metal esticada ( aqui é onde o ponto fica apertado ou frouxo)  e passar nesse gancho acima dele.



Assim:


Sobe a linha, e passa da direita para a esquerda no gancho,


Desce a linha, e passa num espiral e num ferrinho embaixo, prontinho é só colocar na agulha.
Mas lembrem-sem a agulha do lado certinho.....rsrsr


3-      Sujeira no compartimento da canelinha;
Quando um dia feliz e saltitante a costurar, a Elgin parou!
Assim do nada, rodava para cá para lá e nada do volante mexer, um milímetro, um centímetro. Que nervoso!!!
Aperta o pedal no último e o motor gritava atrás, ou a máquina ia decolar, mas a agulha não mexia nadinha... oh!!!
Mais uma vez na autorizada, aquela moça, abençoada, disse- me:
- A Elgin tem esse probleminha de acumular fiapinhos aqui...
Nosso Deus! Eu limpo a máquina, mas nunca levantei a bichinha para limpar embaixo... oh! Falta de atenção, cuidado e mais uma vez eu lá parada na frente da moça...Meu rosto devia estar vermelho de vergonha.

4-      Encher a bobina: 
Tem que passar nesse tensor senão, a linha fica mole e a costura sai toda embolada, ou não sai fica enroscada.



Eu coloco assim, mas e esse pino branco (ops!!! amarelinho) ao lado?
Ele indica na hora de para...rsrsr



Para falar a verdade eu nunca deixo encher a bobina até o fim, 
as vezes faço um trabalho pequeno e fica  sobrando...

Eu sou daquelas que enche um pouco de branco, 
termino a costura preciso agora de azul, coloco por cima e por ai vai...

Prometo que vou comprar mais bobinas e deixar uma para cada cor.rsrsr

Uma das coisas que exercito com a costura é a paciência. 

Com certeza é garantia certa de: diversão, gargalhadas e no final a satisfação de dizer:


- Eu quem fiz!!!


 

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.Jd. 1.2

44 comentários:

  1. Minha mãe quando costurava tinha uma maquina dessa marca, na verdade ela tem as vezes ela arruma nossas roupas, rsrs amei seu blog e estou seguindo biejos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina,

      Seja muito bem vinda!!! Um abraço para sua mãe...
      Bjins

      Excluir
  2. Bom dia!
    Obrigada pela visita e parabéns pelo blog, tão coloridinho, tão bonitinho!
    Costurar é uma delícia, não é mesmo? Eu apanho demais da minha máquina, por não saber muita coisa e pela falta de tempo. Mesmo assim, tenho insistido e feito algumas coisinhas. Com o tempo a gente melhora.
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise....
      Obrigada pelo carinho, que bom que gostou do blog....
      Amo costurar, perseverança é tudo...

      Bjins

      Excluir
  3. oii semore quis aprender a costurar, adorei as dicas bjuxx!!!
    http://blogvisualfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem aprender comigo....
      Seja bem vinda!!

      Bjins

      Excluir
  4. Érika lindona que bacana!!
    Sonhava em aprender a costurar quando criança :)
    Quero passar sempre por aqui lindona então quando tiver novidades me avise ok.
    Obrigado por seguir o blog estou retribuindo :)

    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    Post's que poderá gostar:
    Plasvale:Potes Estampa Oncinha Fashion
    Minha Penteadeira Rustika Design

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Drika,

      Você é muito simpática mesmo... com certeza voltarei ao seu blog sim...

      Obrigada pelo carinho

      Bjins

      Excluir
  5. Que fofura seu blog !!! Amei!
    Minha mãe costura, cresci entre linhas e retalhos, não sou boa com máquinas..mas herdei o gosto por coisas feito a mão!!
    Beijinhos.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Mariana,
      Seja sempre bem vinda Linda!!!

      Amo artesanato também

      Bjins

      Excluir
  6. Menina... é por isso que acho que nunca vou aprender a costurar.
    Minha mãe tinha uma máquina bem velhinha, daquelas pretas e há 2 anos comprei uma para presenteá-la. Aí ficou encostada pq ela não sabia como ligar, por linha etc... Aí eu disse, mãe, mesmo lendo o manual não entendo lhufas. Aí ela ligou para um rapaz que conserta e assim como vc, pegou uma delicadeza que lhe ensinou tudo.
    Mas sinceramente, tantas voltas na linha e coisas para olhar, acho que não dou conta. Porém, acho mesmo que quando gostamos de algo, a paciência é exercitada e a cada erro aprendemos mais e mais.

    Quanto ao Projeto, sempre é tempo de tirar algo do fundo do baú, então, seja sempre muito bem-vinda! As postagens são toda última sexta de cada mês. Pra saber mais, clica lá no link do Projeto que tem tudo explicadinho.

    Abração esmagador e bom trabalho aí com sua máquina.
    Ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Nossa que bacana você por aqui!!!
      Obrigada pelas lindas palavras...
      Menina paciência é uma virtude não é mesmo....
      Imagine a minha agonia parada em frente a moça...rsrsrs

      Quero participar do projeto sim, já estou pensando no que vou desengavetar..kkkk

      Obrigada

      Bjins

      Excluir
  7. Ai que vontade que eu tenho de saber costurar :)

    deve ser uma terapia né amôura ?

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Anna seu blog me permitiu achar pessoas lindas obrigada!!!!

      Vem aprender comigo flor...

      Bjins

      Excluir
  8. Oi Érika, tive uma parecida com essa, nossa passei muita raiva com ela, kkkkkk.... Apesar de tudo, foi com ela q aprendi a costurar e comecei a trabalhar com artesanato e hj sou apaixonada, mas minha companheira de costura mudou, rsrsrsrs... Legal essas dicas! Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Viviane,

      Que bacana!!! Qual será essa nova companheira, conta pra gente???
      Bjins

      Excluir
  9. Eu gostava de costurar,fazia vestido de bonecas e tudo..porém sempre com agulha e linha na mão mesmo. Meu sonho é fazer um curso de corte e costura,e ai compro a minha tão sonhada máquina de costura. Um dia eu ainda realizo !!
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, tudo é possível ao que crer e ao que perseverá..
      Faz sim um curso você vai se apaixonar!!

      Bjins

      Excluir
  10. Estou muito querendo aprender sobre costura! Vou favoritar seu blog e ficar acompanhando! Beijinhos

    http://coisorfilas.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tami,...
      Obrigada pleo carinho!!

      Vem fazer costuraterapia comigo... em breve trarei mais novidades para o blog!!!

      Bjins

      Excluir
  11. Que bacana! <3
    Acho muito legal quem tem esse dom de costurar haha
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Camila!!!!

    obrigada pelo carinho flor...

    bjins

    ResponderExcluir
  13. haha.. dá um nervo quando a gente comete uns erros bobos desses de colocar a agulha do lado errado... já fiz muito disso... rsrs...
    bjkas more sua máquina é linda...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo23.9.15

    ola. tenho uma maquina igual a sua , achei na rua, toda dura ,e achei um disperdicio (sou mecanico de automovel) levei para a oficina e dei um banho de diesel e lubrifiquei a mesma. quando liguei na tomada estava muito macia......bom minha duvida é o furinho da agulha fica para frente de quem custura ou para o lado dir esq???.... a parte chata da agulha fica para frente ou para traz????

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Annimo!!!^

    Como mostrei numa foto, a agulha tem um encaixe certo sim.
    A parte reta da agulha do encaixe na agulha fica para o lado de dentro, ou seja seu lado direito.
    E o furo da agulha onde passa a linha acompanha esse lado certo de encaixe. Não fica para frente não!

    Espero ter ajudado..

    Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog, a correia da minha arrebentou e comprei uma paralela mas ficou larga voltei na loja e a moça falou que é padrão ensinou que eu regulace o motor e mesmo assim ainda está larga como faço para comprar a correia do tamanho correto, quero voltar a costurar comecei faz pouco. Obrigada aguardando sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Sempre quando tenho duvidas desse tipo levo a maquina comigo.
      Nunca precisei comprar a correia, mas acredito que a melhor forma seria essa.
      Levar a máquina junto!!

      Espero ter ajudado..

      Bjins

      Excluir
  17. Oi Érika ! Minha mãe tem uma dessa so q ela so custura bem miudinho n faz ponto largo o q tenho q fazer para fazer pontos largos? E a sua maquina custura tecido groso? A da minha mãe n costura so arebenta alinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Aquele botão do lado direito que gira e tem numeros acima, ele é quem fala a largura dos pontos, vai virando e costurando para verificar.

      Sim, eu faço colchas de patchwork com ela, ela é muito forte!!!

      É porque precisa soltar um pouquinho na pressão da linha, você faz isso nesse botãozinho ma frente onde tem uma molinha.

      Espero ter ajudado!!

      Bjins

      Excluir
  18. Oi! A minha mãe tem uma maquina igual essa so q ela costura os pontos bem juntos. Gostaria de saber se tem como regular ela para poder costurar os pontos mais largos?E se for costurar uma ropa grosa ela arrebenta a linha e n vai.É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane,

      A largura dos pontos regula no botão que vira do lado direito. Pede para ela ir costurando devagar e girando ele, ela verá que eles ficarão mais largos, o maior ponto é o 4. e o numero 1 é o cheio que a gente faz com zig zag!

      Quando eu faço costura mais grossas mexo na pressão da linha que é esse passador de linha na frente onde tem uma molinha. Esta um pouco apertada precisa soltar, mas mesmo assim sempre faça teste antes de colocar a costura definitiva....

      Desculpa a demora em responder, espero ter ajudado!!

      Bjins e ótimas costurinhas...

      Excluir
  19. Anônimo24.3.16

    Tenho uma máquina dessa mais n está fazendo mais nem um ponto de zig zag oq faço para ajeitar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Eu tive um problema desses. Primeiro colocava no zig zag e agulha quebrava, depois não costurava mais nada! Em meu caso foi problema de regulagem dos pontos.

      Levei na autorizada da Singer e eles regularam.

      Bjins espero ter ajudado!

      Excluir
  20. Oi venho te encomodar de novo. Pois pegue a maquina da minha mãe para custurar quando fui liguar na tomada ela soutou faisca na quela tomada q ela tem no lado da maquina, nao sei o q fazer! Vc sabe?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Daiane... Tudo bem por ai??? Desculpe a demora..
    Olha eu não sei o que é!! Mas oriento em levar ela urgente para a Assitência...

    Bjins

    ResponderExcluir
  22. Olá Erika, sua linda *--*.. eu também, estava vasculhando pela internet, para saber como essa maquina fazia zig zia, sendo que eh este o nome dela hahahaha... não achei nada, até encontrar seu blog!!!! amei, voce salvou minha vida xD Muito sucesso Querida :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Seja bem Vinda!!!

      Bjins no coração

      Excluir
  23. Muito obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  24. Nossa que bacana eu comprei uma maquina igual a sua, pois não sei nada de costura, estou aprendendo e gostei do seu blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!!!

      Seja bem vinda e vem costurar comigo qualquer duvida pode chamar!!!

      Bjins cheirosos no coração

      Excluir
  25. Boa noite, você gosta desta máquina? Estou querendo uma igual. Mas não sei se é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Kyvia,

      As mais antigas são melhores eu gosto muito dela, pois ela é pesada!!!

      Se joga e vem costurar comigo!!!

      Excluir
  26. Anônimo20.1.17

    Boa Noite.
    Gostaria de saber pra que serve o botão ECD dessa maquina. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Posição da agulha:
      E - esquerda
      C - centro
      D - direito

      Bjins até

      Excluir

Amei sua visitinha...

Volte sempre, deixe seu link para eu retribuir...

Bjocas
Erika